Abraço de urso

Pensamento recorrente esses dias… Tenho percebido que algumas pessoas preferem um sorriso falso à uma expressão verdadeira: seja simpático, seja agradável, seja leve, ainda que seja mentira – parece que esse é o mantra atual. A falta de honestidade com os sentimentos das pessoas chegou a um nível em que as palavras são ditas sem significar nada. O “conte comigo” se tornou tão banal como o “bom dia”. O “tudo bem?” virou frase automática sem nenhuma intenção de ter resposta. E a gente, que ainda pensa nisso, que ainda dá peso ao que fala, é considerado grosseiro, fechado e etc, apenas pela intenção de respeitar o nosso momento e o momento do outro, pois se eu não puder te ajudar, eu não vou falar “conte comigo”, se eu não puder lidar com sua resposta, eu não vou perguntar se tá tudo bem. Certamente eu vou substituir essas perguntas por outras que não vão criar em você a expectativa de uma presença que não será real. Todo mundo está lutando sua próprias batalhas e cada um sabe o peso de suas vitórias e derrotas. Então tudo bem se voltar pra si mesmo. A falta de honra está na atitude que você toma e que faz parecer que é pelo bem do outro quando, na verdade, é apenas para que você se sinta bem com você mesmo, com a mente tranquila por ter se disponibilizado, quando na verdade você nunca teve a intenção de estar realmente presente.
Você já parou pra pensar nisso? Existem pessoas que nos tem como modelos, como referências e que colocam peso no que dizemos, por isso essa reflexão.
Observe. Observe sempre, pois você pode estar exigindo do outro algo que ele não é capaz de te dar, e essa exigência pode forçar um comportamento mentiroso, apenas para que você fique satisfeito, ainda que às custas do sentimento e fingimento do outro.
Você não precisa ser a salvação do mundo, mas quando se propor a ser o amparo de alguém, SEJA, mas seja genuíno.

Raquel Núbia

Foto: @raquel__nubia

2 respostas para “Abraço de urso”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s