Dia #21 – 30 DAY BLOG CHALLENGE

21

Apesar de ilustrar esse post com a foto da minha graduação, encaro a educação muito além das salas de aula, como um processo integral que envolve o indivíduo literalmente desde seu nascimento.
Uma estrutura familiar adequada já proporciona à criança condições de aprendizado que ela levará para a vida toda e quando digo “estrutura familiar” não estou falando de família nuclear e todos os estereótipos sobre o tema. Me refiro à um ambiente que proporcione a oportunidade de um crescimento saudável e seguro à criança, atendendo às suas necessidades e contribuindo com um desenvolvimento saudável.
Infelizmente o que vemos hoje no país e uma corrida na contra mão disso tudo. Com a condição econômica à que a maioria da população é submetida, há grande dificuldade das famílias de proporcionar este ambiente que citei, não por falta de vontade ou empenho, mas por muitas vezes sobrecarga de atividades dos pais ou cuidadores que prejudica na qualidade da atenção voltada a criança.
Faço essa reflexão da infância porque acredito que isso impacta diretamente nos hábitos de vida que levamos para a vida adulta.
O maior benefício da educação é ensinar o sujeito a pensar e não como pensar mas, novamente testemunhamos um retrospecto ao analisarmos as propostas do atual “governo” feitas pra esse setor.
E isso gera um ciclo infinito de ignorância: sujeito sem capacidade de pensamento -> prejuízo na capacidade crítica -> facilidade de ser influenciado pelos que tem capacidade de pensamento e crítica -> submissão da população “não pensante” à população “pensante”.
Às vezes um assunto que é corriqueiro para nós faz toda diferença para outra pessoa. Por isso acredito que uma forma de amenizar tudo isso é mantermos um diálogo saudável sobre as questões que nos cercam e compartilhar o conhecimento que temos com quem pudermos, seja sobre o que for.

day21
Foto: Raquel  Núbia

Abraços,

Raquel Núbia

6 respostas para “Dia #21 – 30 DAY BLOG CHALLENGE”

  1. Acredito que o ponto chave aqui é exatamente a questão do ambiente e incentivo proporcionado à criança… E apesar de concordar que a responsabilidade primeira pela educação é dos pais, não consigo aceitar que a escola se omita e assuma essa responsabilidade quando necessário. Não se contrói uma sociedade ignorando as necessidades alheias…

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim. É uma questão de cada um fazer seu papel: os pais e a escola. Mas o que vemos é um pouco de omissão de ambas as partes. Quem sai prejudicada é a criança e nós mesmos que teremos que conviver mais tarde com essas crianças quando adultas…
      Um ciclo…

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário